Página Principal
CLA: Conselho dos Laboratórios Associados


Destaques
Modelos de financiamento no 7ºPQ e estruturas de custos das Instituições de Ensino Superior e de I&DT – Acções de sensibilização e formação
16 de Abril – Lisboa
17 de Abril – Porto

[Link]

Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2007
10/4/2007

Dias 12 e 13 de Abril de 2007 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. [Programa]


Debate sobre o Ensino Experimental nas Escolas
29/9/2006

[Link]

Consciousness in a Natural and Cultural Context (CNCC)
8/6/2005

Call for Outline Proposals for the new ESF EUROCORES Programme on multidisciplinary consciousness research [Link]

Declarao sobre "Human Cloning"
10/11/2004

The Interacademy Panel on international issues — iap [PDF]

Initiative for Science in Europe
22/9/2004

[Link]

Seminários da Comissão de Ética do IBMC
18/6/2004

[PDF]

Increasing Human Resources for Science and Technology in Europe
Bruxelas, 2/4/2004

[Link]

Manifesto dos cientistas franceses

[Link]

Arquivo

mail print



Encontro com a Ciência em Portugal

29 e 30 de Julho de 2009
Fundação Gulbenkian, Lisboa

Divulgar a Ciência que se faz em Portugal, estimular a cooperação científica e fomentar o diálogo entre os cientistas e a sociedade é o objectivo do III Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2009, que tem início quarta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, pelas 10H00.

Trata-se de uma iniciativa do Conselho dos Laboratórios Associados, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorrerá até quinta-feira.

Este terceiro Encontro prossegue o debate de algumas das mais importantes linhas de actividade científica em Portugal, bem como os avanços científicos e tecnológicos em áreas como a das novas terapias celulares, células estaminais, nanotecnologia, organismos geneticamente modificados, novos materiais para novos produtos, transferência e comercialização de tecnologia, cidadania e segurança, entre outros.

O Ciência 2009, que pretende ser o ponto de encontro e de troca de conhecimentos entre a comunidade científica portuguesa, constitui uma oportunidade privilegiada para conhecer o trabalho dos cientistas portugueses nas mais relevantes áreas de actividade.

Participam nos trabalhos representantes de instituições científicas e empresas.




Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2008

2 a 4 de Julho de 2008
Fundação Calouste Gulbenkian

O MCTES em colaboração com o Conselho dos Laboratórios Associados organiza o primeiro Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2008, com o objectivo de promover a exposição pública da Ciência, estimular o diálogo com cientistas, fomentar a colaboração entre instituições científicas e novas parcerias entre instituições científicas e outras entidades públicas e privadas.

O Encontro tem lugar nos dias 2 a 4 de Julho de 2008 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. A sessão de abertura terá lugar na quarta-feira dia 2 de Julho, às 10.00 horas. A sessão de conclusões e encerramento decorrerá na sexta-feira dia 4 de Julho das 13.00 às 13.30 horas.

Grelha de programação

Programa detalhado

A maior parte do encontro decorre em 4 sessões simultâneas que podem ser seguidas através de transmissões em directo pela Internet.




Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2007

12 e 13 de Abril de 2007
Fundação Calouste Gulbenkian

O MCTES em colaboração com o Conselho dos Laboratórios Associados organiza o primeiro Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2007, com o objectivo de promover a exposição pública da Ciência, estimular o diálogo com cientistas, fomentar a colaboração entre instituições científicas e novas parcerias entre instituições científicas e outras entidades públicas e privadas.

O Encontro tem lugar nos dias 12 e 13 de Abril de 2007 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. A sessão de abertura terá lugar na quinta-feira dia 12 de Abril, às 9.30 horas. A sessão de síntese e encerramento decorrerá na sexta-feira dia 13 de Abril das 17.30 às 18.30 horas.

Programa

Na sequência deste Encontro, os Centros Ciência Viva promoverão no sábado dia 14, no Pavilhão do Conhecimento, um programa especial de actividades de divulgação da ciência. Essas actividades destinam-se a dar a conhecer projectos de investigação de Centros e Laboratórios de Investigação portugueses, possibilitando uma maior aproximação do público à investigação que se faz em Portugal e aos seus cientistas.




Dois novos Laboratórios Associados na área das Nanotecnologias

Em 16 de Novembro de 2006, o Senhor Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior homologou os seguintes dois novos Laboratórios Associados na área das Nanotecnologias.

  • Instituto de Nanotecnologias (IN) [more]
  • Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação [more]




Novos Laboratórios Associados

Em 9 de Outubro de 2006, o Senhor Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior homologou os seguintes dois novos Laboratórios Associados:




Debate sobre o Ensino Experimental nas Escolas
29 de Setembro de 2006

Está em curso o Debate Nacional sobre Educação (http://www.debatereducacao.pt/dne/) lançado em 22 de Maio de 2006 pela Assembleia da República. No âmbito desta iniciativa, o CLA vai promover quatro debates sobre Ciência e a Educação, com incidência no Ensino Experimental nas Escolas. [mais ...]

Actualização: informações sobre o debate a decorrer em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, a 19 de Outubro (14h) — ver aqui.



O CLA tem um novo Secretário

No dia 15 de Dezembro de 2005, o Plenário do Conselho dos Laboratórios Associados elegeu, para Secretário do CLA, o Professor Alexandre Quintanilha, Director do IBMC. O Professor Quintanilha sucede ao Professor João Sentieiro, Director do ISR-Lisboa que foi Secretário do CLA desde 4 de Julho de 2003.




RELATÓRIO

“Aproximar a gestão de ciência e tecnologia em Portugal
das melhores práticas internacionais”

Encontra-se disponível na página do MCTES, na secção de destaques, o relatório produzido pelo grupo de trabalho nomeado em Abril pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o mandato de analisar e propor a adopção de medidas destinadas a simplificar, desburocratizar e acelerar os procedimentos das entidades gestoras do Programa Operacional Ciência e Inovação.




Café Ciência no Parlamento
22 de Novembro de 2005

Semana da Ciência e da Tecnologia

A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, a Ciência Viva e o Conselho de Laboratórios Associados (CLA) organizaram no dia 22 de Novembro de 2005, no Refeitório dos Frades da Assembleia da República, um Café Ciência.

O Café Ciência foi um espaço informal que reuniu mais de duzentos cientistas e deputados e onde foram abordadas questões da ciência e da cidadania. O Senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, na sua intervenção de encerramento enfatizou a importância que a Assembleia da República atribui ao desenvolvimento da ciência e da cultura cientifica e manifestou todo o seu apoio ao propósito declarado pelos organizadores de aprofundar a cooperação entre parlamentares e a comunidade científica, nomeadamente no auxílio à melhoria da qualidade da decisão política.




Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia 2004

Dinamização de Redes Temáticas de Investigação

22 e 23 de Outubro de 2004
Universidade de Aveiro

O Conselho dos Laboratórios Associados (CLA) promoveu a organização do 1º Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia 2004, na Universidade de Aveiro nos dias 22 e 23 de Outubro. Este Encontro Nacional que reuniu cerca de 400 investigadores teve por objectivo o reforço da colaboração entre instituições científicas nacionais e o debate sobre questões relevantes para o futuro da Ciência em Portugal. Informações sobre o programa, as intervenções e as redes temáticas apresentadas, estão disponíveis aqui.




Prioridade à Ciência!
Ciclo de conferências

Iniciativa e alto patrocínio de sua Excelência o Presidente da República
Organização do Conselho dos Laboratórios Associados

1ª conferência — Prioridade à ciência!
31 de Maio de 2004
Apoio do Instituto Superior Técnico

2ª conferência — Prioridade à cultura científica
21 de Junho de 2004
Apoio da Universidade de Coimbra

3ª conferência — Prioridade às instituições científicas
19 de Julho de 2004
Apoio da Universidade do Porto

4ª conferência — Prioridade à Inovação: Valorização Económica da Ciência
8 de Junho de 2005
Apoio do Centro de Reuniões da FIL